Manual e Guia do Estudante na Bolívia



Olá,

Este é um Guia onde você, que estuda e mora aqui em Santa Cruz de la Sierra, poderá ter acesso a dicas, orientações e informações sobre quase tudo.

Este Manual estará sendo atualizado sempre então vamos lá.

Zona UDABOL
(Em breve atualizaremos as outras Zonas e outras universidades, Você também pode indicar lugares e informações através do e-mail resteys@gmail.com)

Cotação do Dólar - Clique Aqui


Como você provavelmente recebe dinheiro em real do Brasil, deve ficar atento à cotação do Dólar. Baseado nela você saberá se seu dinheiro vai render mais, ou menos. 
Se o dólar, em relação ao Real estiver baixo então é uma boa notícia. Se estiver muitas vezes mais que o Real você verá seu dinheiro rendendo bem menos. Mas não se preocupe. Dá para viver na Bolívia muito bem, dependendo do valor que recebe por mês da sua família ou outras fontes, mas não se engane, entretanto, que deverá sempre prever situações. Então, tenha sempre uma reserva. 


Uso de Celular:
Os números de celular do Brasil não pegam aqui e os aparelhos tem que ser registrados aqui na Bolívia. Vá a uma loja (aqui chama-se Tienda) de alguma operadora boliviana. Conhecemos as principais TIGO e VIVA, recomendamos a TIGO e peça para registrar seu telefone e compre já um novo chip e coloque crédito inicial.

OBS> Você pode ir até o Ventura Mall (Um Shopping daqui de Santa Cruz) que tem as Tiendas das operadoras e tudo é rápido de resolver se seu celular estiver a tecnologia daqui(Praticamente é a mesma tecnologia do Brasil, salvo algumas regras).  

UMA DICA: Se o atendente da Loja falar que não consegue registrar seu telefone, alegando que ele não tem a tecnologia, pode ser apenas um pouco de falta de experiência, apenas peça para que ele coloque a Busca de Redes (Operadoras de Celular) no modo automático que logo encontrará a TIGO ou a VIVA no seu celular.


Onde comer?

Aqui tem muitas opções: 

Almoço
Perto da UDABOL tem muitos lugares de almoço. Você pode comer no BrasBol com um custo de 15bs comendo livre ou pode pedir para levar (llevar) pagando 17bs que já vem com um marmitex que você mesmo coloca. Essa opção de levar é boa quando são mais de uma pessoa pois podem colocar livremente na "quentinha/marmitex" até o limite dela e dividir em casa, já que eles não deixam compartilhar na opção comer no local.

Um porém para quem não cozinha e come fora sempre é que enjoa a comida depois de um tempo, para isso recomendamos você ir revezando entre as muitas opções que tem perto da UDABOL. Assim não enjoará e poderá escolher a melhor opção que se adequa a você.


Pizza


Recomendamos a Pizza Río (Apesar do nome, não é de brasileiro, mas você poderá saborear muitas opções em torno de 40bs (40 bolivianos). Atendimento excelente. 
Fica na rua da UDABOL, quase chegando no IC NORTE (Um espécie de hipermercado) 

Uma observação é que lá você não se senta na cadeira (silla) e é servido não, como é no Brasil. Aqui boa parte dos atendimentos são feitos diretamente no Caixa (como nos fast foods de shopping), você escolhe, paga antecipado e aguarda ser chamado aí recebe a pizza numa caixa (como se fosse para viagem-a "llevar") aí você escolhe se quer sentar ficar numa mesa ou levar para casa.  


Sanduiche:

Recomendamos o Solo Sanduiche - Sem dúvida a melhor pedida de sanduíche a preço 
bom. Fina na Avenida Bush perto do IC Norte, esquina com a Calle 10 Oeste(Rua)  

Com 25bs você pode pedir um sanduiche chamado Pepito Ele é grande e pode serve bem duas pessoas e aqui tem muitas opções de suco e refrigerante. 

Lanche

Para lanchar recomendamos comprar alguma coisa no IC NORTE(Um espécie de Hipermercado) que é referência perto da UDABOL, não tem como não encontrar o IC NORTE todos conhecem o local.


Muitos produtos no IC NORTE tem um preço bom relacionado às tiedas(vendas) de rua, porém, alguns produtos como roupa e alguns alimentos como macarrão, feijão, arroz, etc, não são tão baratos assim. 



Vale a pena comprar no IC NORTE sucos industrializados(se gostar), refrigerantes, água mineral, bolachas (chamadas de galletas aqui).

No IC NORTE você pode comprar pão. Não é a mesma coisa que no Brasil e o pão francês, por exemplo, é meio duro, porém outras opções são muito boas e dá para comer bem.


Onde comprar móveis e eletrodomésticos

Na Bolívia tem muitas feiras e normalmente são muito distantes do local. Nesse caso você pode escolher comprar seus móveis e eletrodomésticos usados ou novos. 

Se quiser comprar usados pode tentar adicionar esse grupo de compra e vendas estudantil no Facebook Link Aqui

RECOMENDO: Se preferir comprar as coisas novas, existe alguns Helping's (Feristas) são vendedores que cobram preços por produtos novos praticamente no valor das feiras e ainda tem a opção de você pegar perto de sua casa. Recomendamos um Helping em Santa Cruz. pode entrar em contato com ele através do e-mail: negociosdorn@gmail.com envie o que deseja e seu whatsapp e facebook que retornará com os valores.

OBS: NÃO COMPRE FOGÕES (cocinas) usadas em péssimo estado de conservação. Analise bem na hora da compra de um usado. E só utilizem válvula(com mangueira) de Gás novas e na validade com registro para fechar de marca brasileira, as demais são um risco de explosão. As brasileiras não tem esse risco se forem bem instaladas.


Bom. Esse guia está sendo atualizado constantemente e não para por aqui.
Se você quer acrescentar alguma dica ao guia, envie para: resteys@gmail.com

Postar um comentário

Copyright © Restey - Séries, Filmes, Músicas, Livros e muito mais. Designed by OddThemes