Por que o ovo é oval? Você sabe?


Os ovos têm essa forma porque ela é, digamos, um sucesso de design na evolução das aves. Ovos ovais são vantajosos para as penosas em diversos momentos de sua vida. Em primeiro lugar, na hora de pôr o ovo. "Se ele fosse quadrado, por exemplo, causaria o deslocamento do oviduto (o canal de cerca de 75 centímetros por onde os ovos saem) para fora do corpo da galinha", afirma o zoólogo José Humberto Vilar, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Se o ovo fosse perfeitamente redondo, melhoraria um pouco, mas ainda não seria o ideal: afinal, para guardar o mesmo conteúdo que um ovo oval, o ovo redondo teria de ter um diâmetro maior, novamente forçando o fiofó das pobres galinhas. Sendo oval, ele sempre começa a sair pela parte mais fina, da mesma forma que no parto humano a criança sai primeiro pela cabeça. 

Existe ainda uma segunda vantagem do formato oval: ele ajuda no processo de desenvolvimento do embrião que vai nascer. Como o ovo tem dois pólos, e o bebê-pássaro sempre cresce apoiado na extremidade menor, seu bico fica voltado para a extremidade maior do ovo, onde fica uma espécie de câmara de ar. "O pintinho em desenvolvimento naturalmente dirige o bico para essa câmara para realizar a primeira respiração pulmonar. Se o ovo fosse redondo,o pinto não teria uma referência espacial e poderia morrer por apontar o bico na direção errada", diz José Humberto. 

Vale lembrar que, em alguns casos, o ovo passou por uma especialização, ficando ainda mais oval. Isso acontece, por exemplo, com as aves que vivem na beira de penhascos e põem ovos mais afilados. Quando eles ficam no ninho, rolam menos que ovos mais redondos, o que ajuda a evitar acidentes fatais. "Essa característica dos ovos diminui o risco de eles caírem montanha abaixo, aumentando drasticamente o sucesso reprodutivo dessas aves", diz outro zoólogo, Wesley Rodrigues Silva, da Unicamp.

MUNDO ESTRANHO

Postar um comentário

Copyright © Restey - Séries, Filmes, Músicas, Livros e muito mais. Designed by OddThemes