Peru: Fujimori lidera, com Kuczynski-Mendoza empatados

Según las primera estimaciones de Ipsos, Keiko Fujimori, de Fuerza Popular (derecha) es la virtual ganadora de las elecciones de Perú
Imagem: ELDeber
Keiko Fujimori liderava os resultados das pesquisas de boca de urna da eleição presidencial no Peru, neste domingo, mas muito abaixo dos 50% necessários para vencer - anunciou a consultoria Ipsos, apontando o empate técnico entre Pedro Pablo Kuzcynski e Verónika Mendoza para o segundo turno.

Fujimori aparece com 37,8% dos votos, seguida de Kuczynski, candidato de centro-direita, com 20,9%, e de Verónika, de esquerda, com 20,3%, na primeira estimativa divulgada após o fechamento oficial das seções eleitorais.

Se esses resultados se confirmarem, haverá segundo turno em 5 de junho próximo.
Os primeiros números oficiais começam a ser divulgados a partir das 21h locais (23h, horário de Brasília), após a apuração de cerca de 30% dos votos.

Keiko Fujimori liderou as pesquisas ao longo desta campanha, que contou com dez candidatos, acumulando um terço das intenções de voto.

Esperava-se que o voto útil pudesse funcionar a favor de Kuzcynski, o PPK, que disputa no mesmo campo ideológico que Keiko. Em caso de segundo turno entre os dois, PPK teria mais chances de derrotar a filha de Fujimori do que Mendoza, segundo as enquetes.

Keiko Fujimori já foi derrotada no segundo turno de eleições anteriores, perdendo para o atual presidente em final de mandato, Ollanta Humala.

"Com esperança e muita calma, vamos esperar os resultados oficiais", comentou Kuzcynski, em sua conta no Twitter.

Mendoza também disse que vai esperar "os resultados oficiais para nos pronunciarmos" e que "sempre estaremos abertos ao diálogo democrático".

AFP

Postar um comentário

Copyright © Restey - Séries, Filmes, Músicas, Livros e muito mais. Designed by OddThemes